Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anísio realiza reunião com lideranças da pesca

    Visando levar as reivindicações dos pescadores e aquicultores para serem incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, o deputado estadual Anísio Maia (PT/PB) se reuniu hoje com as categorias durante todo o dia. A Primeira Reunião de Lideranças da Pesca e Aquicultura foi realizada no Centro Cultural “Fênix”, em Mamanguape, e contou com a presença de cerca de 40 pescadores de Guarabira, Mamanguape, Rio Tinto, Itapororoca, Riachão do Poço, Mataraca, Lucena, Bahia da Traição, Santa Rita e Marcação.

    Dentre as principais reivindicações do setor pesqueiro estão: a renegociação de dívidas bancárias adquiridas por compras de embarcações; um programa de habitação para garantir casa-própria aos pescadores; mais doações de cestas básicas para as comunidades ribeirinhas; a luta pelo defeso piracema e caranguejo em Rio Tinto; e, o reforço do policiamento ambiental. O presidente da colônia de Marcação, José Figueiredo da Silva, ressaltou que a questão do seguro defeso é muito importante para a região. “Estamos lutando pelo seguro defeso do caranguejo há mais de três anos”, disse.

    Ainda durante a reunião, o deputado Anísio Maia lembrou aos pescadores as treze propostas para a pesca em seu mandato, e, garantiu que lutará para cumprir cada item. Ele contou que apesar de dois programas de negociação de dívidas para pescadores já terem sido realizados durante o Governo do ex-presidente Lula, fará novas reuniões com as comunidades e representantes dos bancos para tentar resolver a situação.

    O deputado garantiu que já está lutando junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais (Ibama) e ao Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) para garantir o defeso caranguejo e da piracema inicialmente. E revelou que gradativamente os outros também entrariam na luta.

    Anísio Maia disse ainda que já está analisando junto a sua assessoria jurídica uma forma de lutar por cada proposta para a pesca, e pela ampliação do contingente de Polícia Ambiental.

    Também esteve presente na reunião o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mamanguape, Josenilton Augusto, e ele falou sobre a importância de discutir os problemas da categoria antes da LDO. “A categoria já foi muito esquecida e desacreditada pela sociedade. Este tipo de iniciativa faz renascer grandes propostas para resgatar a dignidade dos pescadores”, contou.

    Propostas para a pesca durante a campanha:

    • Criação de uma Secretaria da Agricultura Familiar do Estado (com verba carimbada) para apoiar agricultores familiares, pescadores artesanais, piscicultores e indígenas;

    • Anistia das dívidas dos pescadores artesanais;

    • Mais verbas do Estado para os programas de apoio aos pescadores e piscicultores;

    • Ampliação do crédito para pescadores e aquicultores com juros menores e prazos maiores;

    • Implantação do seguro defeso do caranguejo e camarão;

    • Ampliação do seguro defeso da piracema e lagosta com indenização para os proprietários de embarcações lagosteiras no período;

    • Seguro safra para pescadores e aquicultores familiares;

    • Defesa do nosso patrimônio, como: rios, mangues e açudes;

    • Criação da Polícia Ambiental para preservar os mananciais da pesca e outros;

    • Apoio ao Plano de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca da Paraíba;

    • Prioridade para os pescadores artesanais na exploração da pesca e aquicultura;

    • Isenção de impostos e taxa de licenciamento de veículos automotivos para pescadores;

    • Apoio ao plano de habitação popular para pescadores artesanais;

    Pescadores parabenizaram a iniciativa de Anísio Maia

    Os pescadores parabenizaram a iniciativa do deputado Anísio Maia (PT/PB), pois, mesmo depois de eleito continua escutando e tentando resolver os problemas da categoria. “Até o momento o deputado Anísio Maia está defendendo a pesca, buscando nossos direitos. O pescador era totalmente esquecido e agora as pessoas podem ver que a categoria existe”, afirmou o presidente da Associação dos Pescadores do Distrito de Barra de Camaratuba, Jerônimo Teixeira, sobre a atuação do parlamentar.

    Já o pescador da Baia da Traição, Wellington Rodrigues, contou que está satisfeito com o trabalho de luta que o deputado petista vem mostrando na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). “Durante estes quatro meses podemos perceber que ele está lutando por nós. Ele é muito atuante e vem realmente passando para o Governo do Estado nossas reivindicações de melhorias no setor pesqueiro”, disse.

    O presidente da colônia de Itapororoca, Severino França, contou que ficou surpreso como o debate foi realizado de forma rápida. “Nós estávamos programando uma ida à Assembleia para falar com ele, mas, ele mesmo veio falar com a gente. Foi uma surpresa boa. Tenho certeza de que nossas expectativas serão atendidas”, revelou.

    Anísio Maia agradeceu toda a categoria pela confiança e garantiu que continuará sempre lutando em favor do setor apesar das dificuldades. “Passei sete anos e meio em defesa dos pescadores no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Como deputado, quero continuar lutando e cumprindo tudo o que foi prometido. Pois, tenho o maior orgulho e sou bastante respeitado por ter sido eleito pelos pescadores de forma honesta. É deste tipo de trabalho que precisamos. No momento a situação é difícil, pois, o nosso plano era ter um diálogo com o Governo. Infelizmente não é o que está acontecendo. Já enviei dois ofícios ao governador Ricardo Coutinho para que ele realize uma audiência com os representantes da pesca, mas até hoje não obtive resposta. Mas, vou trabalhar quatro anos sem parar por vocês. Nossa meta é realizar as treze promessas de campanha. Vamos lutar até o fim do mandato para realizá-las”, afirmou.

    Casa de Idosos e Menores Abandonados

    Aproveitando a ocasião, a pré-candidata à vereadora de Mamanguape pela cidade de Mamanguape, Becolona Pereira Santos, entregou ao deputado Anísio Maia um requerimento solicitando um terreno e a construção de um abrigo para idosos e menores abandonados. Segundo Becolona Santos, a cidade é totalmente carente de lugares como este. “Aqui a gente não tem casa nem para abrigar menores abandonados e nem para abrigar idosos. O local é muito carente. E eu sei bem como essas pessoas sofrem, pois, também sou órfã e já fui moradora de rua”, revelou

    • Publicações4618
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anisio-realiza-reuniao-com-liderancas-da-pesca/2708417

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)